terça-feira, 7 de abril de 2009

Kurt Cobain




Kurt Donald Cobain (Aberdeen, 20 de Fevereiro de 1967 — Seattle, 5 de Abril de 1994) foi um músico norte-americano, mais conhecido por ter sido o guitarrista, vocalista e compositor da banda Nirvana, dos arredores de Seattle, Washington. É tido como um dos maiores artistas da década de 90.
Cobain formou o Nirvana juntamente com o baixista e amigo Krist Novoselic em 1987. Em dois anos, a banda fixou-se como um dos principais grupos do cenário local. Em 1991, a chegada da música "Smells Like Teen Spirit" marcou o início de uma dramática e eletrizante mudança no mundo do rock & roll, que afastou dos holofotes os estilos glam metal, arena rock e dance-pop para dar lugar a um estilo de rock mais sujo, pesado, originando o som denominado grunge e ao rock alternativo. A indústria da música considerou a canção como "hino de uma geração inteira" e, com isso, Cobain ganhou o título de "porta-voz" da denominada Geração X.
Kurt viveu uma vida marcada pela depressão, desgastes emocionais e vícios em drogas. Os últimos anos de sua vida foram castigados pela dependência exagerada de heroína, pela forte pressão exercida pelos média e por sua conturbada relação com a esposa Courtney Love. No dia 5 de abril de 1994, Kurt Cobain foi encontrado morto em sua casa em Seattle.


Suas últimas semanas e morte

Durante o começo de 1994 o Nirvana fazia uma turné na Europa. O último show do Nirvana aconteceu em Munique, Alemanha, em 1 de Março. Kurt vai para Roma, Itália, para descansar, se medicar e encontrar com Courtney Love. Courtney chega a Roma no dia 3 e encontra Kurt no Hotel Excelsior. O casal passou várias semanas sem se ver. As expectativas de Kurt pelo reencontro levam um banho de água gelada quando Courtney diz que está exausta e quer dormir. Quando ela acordou na manhãzinha do dia 4, Kurt estava no chão, com o nariz sangrando, usando um casaco de veludo e com um maço de notas de mil em sua mão. Ele havia tomado champanhe e cerca de 50 pílulas do tranquilizante Rohypnol. Kurt deixou uma carta de despedida com três folhas, caracterizando a tentativa de suicídio. Mas, oficialmente, o fato foi divulgado como uma dose excessiva e acidental de medicamentos. Na carta, Kurt diz que Courtney não o ama mais, e que ele preferia morrer a passar por mais um divórcio (o primeiro foi o de seus pais). Internado no hospital Umberto I, Kurt sai do coma no dia 5 e é transferido para o American Hospital, também em Roma. Recebe alta no dia 8 e volta para os Estados Unidos no dia 12.
Kurt se internou no Exodus, em Los Angeles, Califórnia, em 30 de Março. No dia 1º, por volta das 19:30h, Kurt saiu pelas portas dos fundos da Exodus sob o pretexto de fumar um cigarro, escalou o muro de pouco menos de dois metros de altura e fugiu. Duas horas depois, Kurt usou seu cartão de crédito para comprar uma passagem de primeira classe para Seattle no voo 788 da Delta. Antes de embarcar, ligou para a Seattle Limusine e marcou para ser apanhado no aeroporto - pediu explicitamente para que não enviassem uma limusine. Tentou falar com Courtney, mas ela não estava - deixou uma mensagem dizendo que havia ligado.
Courtney cancelou todos os seus cartões de crédito. Nos dois dias que se seguiram, houve notícias dispersas de que Kurt havia sido visto. Na noite de domingo, 3, ele foi visto no restaurante Cactus, jantando com uma mulher magra, provavelmente sua traficante, Caitlin Moore, e um homem não identificado. Naquele domingo, Courtney ligou para detectives particulares das Páginas Amarelas de Los Angeles, até que encontrou um que estava trabalhando naquele fim-de-semana.
O corpo de Kurt Cobain foi encontrado pelo electricista Gary Smith, que chegou à casa para instalar um novo sistema de segurança. Às 8:40h da sexta-feira, 8, Smith estava perto da estufa e olhou para dentro dela. "Eu vi um corpo estendido lá no chão. Pensei que fosse um manequim. Depois notei que havia sangue na orelha direita. Vi uma espingarda estendida ao longo de seu peito, apontando para seu queixo", relatou Gary.


Suicídio?


Embora seja dito que Kurt Cobain suicidou-se, existem muitas evidências de que ele tenha sido assassinado. Alguns acreditam que a suposta tentativa de suicídio de Roma tenha sido na verdade a primeira tentativa de assassinato, já que a carta que ele deixou em Roma apenas dizia que ele estava deixando Courtney e iria divorciar-se dela. Ele ia também alterar o contrato pré-nupcial e o testamento, excluindo o nome de Courtney. Há ainda outros fatos que apontam assassinato como:

A suposta carta de suicídio de Kurt, não é uma carta de suicídio. É uma carta que explica a decisão de Kurt de abandonar a música, as turnés. Segundo os maiores especialistas em caligrafia nos EUA, as frases finais da carta de despedida foram escritas por outra pessoa e teve frases incluídas.

Quando a polícia chegou ao local da morte de Kurt, ele estava com a arma encostada em seu peito, mais, por supostamente ter atirado em sua cabeça, a arma deveria ter saltado para longe do corpo.

O músico Eldon Hoke, mais conhecido como “El Dulce” afirma ter recebido uma proposta de Courtney para matar Kurt: "Ela me ofereceu 50 mil dólares para matar o marido, eu devia ter aceitado...". Ele chegou a fazer o conhecido TESTE DA MENTIRA e, segundo o Dr. Edward Gelb, um perito no assunto, ele falava a VERDADE. Curiosamente, oito dias após dar a declaração, El Dulce foi atropelado por um trem, perto de sua casa e faleceu. Ele disse ainda, antes de morrer, que sabia quem tinha aceitado a proposta de Courtney, mas que não diria o nome do assassino, por medo de ser morto. Curiosamente, ele foi encontrado morto uma semana depois, atropelado por um trem.

A autópsia apontou que havia 1,25 mg de heroína no sangue de Kurt, misturados a Valium. Essa é uma quantidade três vezes maior do que um viciado no último grau de dependência precisaria para morrer. Kurt teria caído inconsciente em segundos, sem poder se mexer, principalmente puxar o gatilho de uma arma e atirar em sua cabeça. E se Kurt tivesse a ele próprio com overdose de heroína, porque é que ele iria também dar um tiro na cabeça com uma espingarda, deixando sua filha bebé - o amor de sua vida – com recordações horríveis para se lembrar dele? Porque ele não escolheria apenas dormir com uma overdose e nunca mais acordar?

Na arma, na caneta usada para escrever a carta, nos cartuchos de bala da arma e nas seringas de heroína que Kurt teria usado para se aplicar à droga não foram encontradas digitais de Kurt. Na verdade não foi encontrado nenhuma digital, o que nos remete à hipótese de assassinato, já que a pessoa pretendia não deixar sinais do crime.

Três dias antes de morrer, Kurt declarou a um amigo que “temia por sua vida”.

Muitos acreditam que Kurt podia ter sido morto pela própria Courtney, mas isso seria tecnicamente impossível, pois "ESTAVA" em Roma.

6 comentários:

  1. É o maior ícone musical da década de 90, sem dúvida alguma. Marcou mesmo uma geração. Para o bem e para o mal. :X

    Ao menos viveu a sua vida ao máximo, e nisso gostava de ser como ele. =)

    ResponderEliminar
  2. mesmo carte estando morto
    pra min sempre ele estara vivo para sempre
    com esmel lick teem espirit
    q ele descanse em paz

    ResponderEliminar
  3. Kurt pra mim sempre sera o melhor!
    Euu amo ele d+,e ele sempre sempre estara no meo coração,e eu nunca esquecerei suas otimas cansoes!

    ResponderEliminar
  4. pq ele fez isso k puta a courtney se ela ñ keria eu kero!!1te amo kurt um dia a gente vai se encontrar!!!te amoooo!!!!

    ResponderEliminar
  5. kurt sempre! eras grande!
    seu puderoso!

    kurt cobain, até já *

    ResponderEliminar

 

Free Hit Counter